Quantidade de Páginas visitadas

Segurança no laboratório – Edevalter Bueno


USO DO MICROSCÓPIO


• Em primeiro lugar, é essencial que você conheça as partes ópticas e mecânicas dos microscópios, tendo o cuidado de ler e absorver as instruções contidas nos manuais que os acompanham e/ou seguir as orientações do professor.

• Mantenha o microscópio livre de poeira, vapores ácidos e do contato com reagentes.
Para mantê-lo seco, cubra com capa de flanela, pois evita o pó e a multiplicação de fungos.
(Obs: As capas devem ser lavadas periodicamente)

• Não manusear o equipamento com as mãos sujas ou molhadas.

• Jamais comer ou beber próximo ao equipamento.

• Na remoção do equipamento, segure-o firmemente com uma das mãos no braço e outra na base, ou com as duas no braço, a depender do modelo. Coloque-o bem apoiado sobre a mesa de trabalho de superfície plana, evitando qualquer movimentação brusca. Nunca desloque o aparelho com a lâmpada acesa ou logo após ter sido apagada.

• Muita atenção é necessária quando se observa a preparação em meio líquido, pois há sempre o risco de molhar a lente frontal da objetiva. Recomenda-se retirar o excesso de líquido com papel de filtro antes de colocar a lâmina sobre a platina. Em caso de acidente, enxugar imediatamente com papel absorvente macio.

• Na observação de uma preparação, inicie sempre pela objetiva de menor aumento; para focalizar com aquelas de 20 ou 40 vezes, proceda da seguinte forma:

- Escolha um estrutura na preparação, mova a lâmina ate que o objeto fique exatamente no centro do campo, em seguida mude para a objetiva de maior aumento, olhando por fora para evitar o choque com a lamínula.

- Olhe pela ocular e abaixe o tubo ou elevar a platina com o macrométrico muito lentamente; assim que a imagem aparecer, mesmo difusa, parar e completar a focalização com o micrométrico.

• O uso da objetiva de imersão é mais delicado, pois a distância focal entre a face da objetiva e a parte superior da lamínula, diminui quando a ampliação é aumentada.

• Em primeiro lugar, assegure-se da existência de algo no campo, posicionando a objetiva de menor aumento.

• Certifique-se que a iluminação e o objeto estão bem centrados. Suspenda o tubo e coloque uma gota de óleo no centro da operação, o óleo deve ter o mesmo índice de refração da objetiva.

• Abaixe o tubo até colocar a lente frontal em contato com a gota de óleo ainda convexa, até a mudança de forma da mesma; suspenda levemente o tubo, mas sem perda de contato com a gota, coloque os olhos nas oculares e abaixe o tubo muito lentamente; assim que a imagem aparecer, complete a focalização com o micrométrico.

Apesar das precauções mencionadas caso a imagem não fique no ponto, verifique se o revólver está bem centrado, se a preparação está invertida ou muito espessa ou se a lamínula não é tão fina quanto deveria.

Finalmente citamos algumas causas de insucesso na prática da microscopia: Não usar em:

• Campo escuro: é resultante de má centralização de iluminação; veja as instruções no item “regulagem da iluminação”.

• Falta de nitidez da imagem: se persistir após a regulagem da iluminação e de uma focalização cuidadosa, a causa deve ser buscada metodicamente.

Cuidados


Nunca tende desmontar as objetivas ou oculares, pois poderá desalinhas as lentes ou colocá-las na ordem ou posição erradas. Se houver necessidade de limpá-las internamente, deve-se enviá-las ao serviço especializado.

Condensador


Tanto o condensador de campo como o que contém o diafragma devem ser limpos com álcool ou éter. Cuidadosamente limpe as lentes, primeiro retirando a poeira, em seguida aplicando o líquido de limpeza e enxugando com papel macio.

Parte Mecânica


A lubrificação também deve ser regular, especialmente do macrométrico, que é a parte mecânica mais vulnerável, evitando assim o acúmulo de poeira e areia. Antes de proceder a lubrificação, a sujeira das partes metálicas devem ser eliminadas com álcool, e enxugadas com tecido de algodão macio e re-lubrificadas, colocando uma pequena quantidade de lubrificante na base da cremalheira. Depois move-se para cima e para baixo, a fim de espalhá-lo. A cremalheira do condensador assim como macro e micrométrico podem ser lubrificados com vaselina neutra.

Importante: Esses procedimentos só são válidos para equipamentos que têm cremalheiras visíveis.

• Nunca force um macro ou micrométrico que esteja emperrado ou duro.
• Evite deixar o equipamento em locais que recebam luz solar ou calor por muito tempo, pois estes podem derreter as graxas, danificando o mecanismo, ou descolar as lentes.

É útil reservar uma pinça para limpar detritos ou fragmentos acumulados em reentrâncias, bem como dispor de alicates e chaves de fenda (fendas, estrela, philips), para apertar ou folgar alguma peça deslocada.

Para as partes expostas, é suficiente limpá-las com tecido umedecido com água e sabão neutro, mas, pode-se aplicar à platina uma diminuta quantidade de vaselina neutra.

Parte Elétrica


Se o equipamento apresenta problemas na hora de acender a lâmpada pode-se verificar a tomada, o fusível e a lâmpada do mesmo.

Tomadas


Devem estar inteiras, com os fios bem firmes a ela, caso contrário, aconselha-se a sua substituição.

Fusíveis


Desligue e retire o equipamento da tomada e procure o fusível geralmente localizado na parte inferior ou posterior do equipamento. São constituídos por um tubo de vidro com dias extremidades de metal (uma de cada lado) com um diminuto fio no meio. Este fio deve estar inteiro. Caso contrário, o fusível deverá ser trocado por outro do mesmo tipo. A sua identificação fica em uma das partes de metal (caso não tenha identificação, consulte o manual do equipamento).

Lâmpadas


Verifique se ela está bem atarraxada no bocal e se seus “filamentos” encontram-se inteiros. Evite pegar na lâmpada com os dedos, faça-o com um lenço de papel, pois existem lâmpadas halógenas, que ao serem tocadas com os dedos, queimam.





Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito