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Avaliação da Aprendizagem

Art. 91 - A avaliação é entendida como um dos aspectos do ensino pelo qual o professor estuda e interpreta os dados da aprendizagem e de seu próprio trabalho com as finalidades de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valor.

Art. 92 – Os valores atribuídos aos resultados da avaliação da aprendizagem serão apresentados bimestralmente e expressos através de notas numa escala de 0 (zero) a 10 (dez)

§ 1º - Durante o bimestre o aluno será avaliado através de pesquisas, seminários, exposições, trabalhos, experiências e provas que corresponderão a uma nota de 0,0 (zero) a 10,0(dez )

§ 2 º - Cada avaliação deverá ser valorizada pelo professor de forma que a somatória de todas as avaliações do bimestre seja de 0,0 (zero ) a 10,0 (dez vírgula zero ).

Art 93 - Para efeito de cálculo de Média Semestral no caso de Ensino Médio será aplicada a seguinte fórmula:

MÉDIA SEMESTRAL : (1º bim ) + (2º bim) = 6

                                                    2

Art. 94 – O aproveitamento mínimo exigido pelo Estabelecimento para a promoção é o equivalente à nota 6,0 (seis vírgula zero) por disciplina.

Parágrafo Único - Os critérios de avaliação da Aprendizagem escolar serão elaborados em consonância com a organização curricular em trabalho cooperativo entre Direção, Corpo Docente, Equipe Pedagógica com o objetivo de promover condições de aprimoramento constante das situações de aprendizagem.

Art. 95 - A Avaliação da Aprendizagem incide sobre o desempenho do aluno em diferentes situações de aprendizagem.

§ 1º - Para a Avaliação utizar-se-ão técnicas e instrumentos diversificados;

§ 2°- O disposto neste artigo aplica-se a todas as disciplinas, independente do respectivo tratamento metodológico:

§ 3º - É vedada a Avaliação em que o aluno seja submetido a uma só oportunidade de aferição;

§ 4º - Os procedimentos de Avaliação promovem a comparação com os parâmetros indicados pelos conteúdos de ensino, evitando-se a comparação entre alunos;

§ 5º - A avaliação será feita por análise dos conceitos construídos pelos alunos a respeito dos conteúdos curriculares estabelecidos na Proposta Pedagógica.

Art. 96 – Na Avaliação da aprendizagem escolar, preponderam os aspectos qualitativos da aprendizagem, considerada a interdisciplinaridade dos conteúdos, dando-se maior importância à atividade crítica, à capacidade de síntese e à elaboração pessoal.

Art. 97 – A Avaliação é um processo contínuo, permanente e cumulativo que obedece a ordenação e seqüência do ensino e da aprendizagem, bem como a orientação da Proposta Pedagógica.

Parágrafo Único - Serão considerados os resultados obtidos durante o período letivo incorporando-os ao resultado final, expressando a totalidade do aproveitamento escolar, tomado na sua melhor forma.

Art. 100- Os alunos que perderam avaliação, tem 48 horas para solicitar 2º chamada com a devida justificativa.

Recuperação de estudos

Art. 104 - A Recuperação de Estudos é encaminhamento de caráter Pedagógico, destinada ao aluno com aproveitamento Escolar insuficiente, será realizada no período letivo, visando melhoria do aproveitamento Escolar e aperfeiçoamento do currículo.

Art. 105 – Serão efetuados estudos de recuperação, concomitante ao período letivo, para os casos que não obtiveram 100% de aproveitamento.

Art. 106 – A recuperação concomitante de conteúdos será desenvolvida com metodologia especificas correspondentes as características das dificuldades de aprendizagem demonstradas pelos alunos.

Art. 107 – A recuperação de Estudos é oferecida aos alunos concomitantemente ao período letivo através de revisões constantes dos conteúdos programáticos explicitados no Planejamento Semestral de cada disciplina.

Parágrafo Único – Todo o processo de recuperação concomitante de estudos deverá ser registrado no Registro de Classe.

Art. 108 – A recuperação concomitante de conteúdos seguirá os seguintes critérios:

  1. Os conteúdos ministrados pelo professor durante o bimestre deverão ser retomados após cada avaliação onde, o aluno não atingiu 100% de aproveitamento e feito uma nova aferição de nota no final de cada Bimestre.

  2. Poderá ser realizada através de qualquer instrumento de avaliação pré-definido pela Equipe Pedagógica.

  3. A avaliação deverá ter valor igual a 10,0 (dez virgula zero).

  4. Será comparada a nota bimestral do aluno, devendo prevalecer a que for maior.

Parágrafo Único – Considerando a recuperação de estudos simultânea ao conteúdo, como possibilidade de sanar dificuldades verificadas, em nenhuma das hipótese o aluno terá, como resultado, nota inferior a que lhe fora atribuída antes da recuperação.







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